D DÍMERO
Instruções para paciente
Código: DDIMExame: D DÍMERO
Sinônimos: CBHPM - 40304906, DÍMERO D
Material: PLASMA CONGELADO
Interpretação
O dímero D é um produto da degradação da fibrina, podendo estar elevado na presença de trombos, mas também em outras situações, como no pós-operatório, na gestação, no puerpério, na doença vascular periférica, no câncer, na insuficiência renal, na sepse e em várias doenças inflamatórias, assim como aumenta com a idade, o que limita sua utilidade clínica. Tem alta sensibilidade, mas a sua especificidade é baixa; portanto, deve ser analisado com cautela, em conjunto com a avaliação de probabilidade clínica.
Método(s) e valor(es) de referência
Método Parâmetro Valor de referência
IMUNOENSAIO AUTOMATIZADO D-DÍMERO Inferior a 230,0 ng/mL
MÉTODO
Produção do exame
Volume mínimo: 3 mL
Prazo: 2 dias
Realização: Segunda à sexta-feira
Meio(s) de coleta: Tubo com citrato (azul)
Instruções de preparo
Coagulação: (DDIM)
A coleta deverá ser realizada com o mínimo de trauma possível, preferencialmente, não utilizar garrote. A amostra deverá ser imediatamente transferida para o tubo de citrato, respeitando a marcação do mesmo, para que a quantidade de sangue e anticoagulante sejam proporcionais ao volume coletado. Inverter os tubos de 8 a 10 vezes, para homogeneização da amostra. Cetrifugar imediatamente o tubo após homogeneização, por 15 minutos a 3000 RPM. Em seguida separar o plasma cuidadosamente em tubo de transporte. Repetir o processo de centrifugação e transferir novamente o sobrenadante para um tubo de transporte. Esse procedimento deve ser realizado para a obtenção de um plasma pobre em plaquetas. As plaquetas interferem no resultado do exame, pois podem aumentar o tempo de coagulação. Após esse procedimento, congelar imediatamente o plasma, e enviar dessa forma para o DB. É muito importante que o material chegue congelado ao DB e não sofra descongelamentos, pois dessa forma, ocorrerá interferência nos fatores e proteínas do processo de coagulação.
Instruções de distribuição: Transportar congelado (-20°C) (DDIM)
Instruções de rejeição: A amostra é estável por até 48 horas refrigerada de 2 a 8°C (DDIM)
Rejeição coagulação: (DDIM)
Não serão dosadas amostras que possuam qualquer grau de hemólise, lipemia acentuada, presença de fibrina ou de coágulos. Não serão aceitas amostras que estejam descongeladas ou que venham em outro anticoagulante que não seja o descrito na técnica.